Doenças Alérgicas / Imunológicas

Alergia e Imunologia é a especialidade da medicina que visa o diagnóstico, tratamento e pesquisa de um grande grupo de doenças mediadas pelo sistema imunológico. Algumas das áreas de atuação mais conhecidas do especialista em Alergia e Imunologia são as doenças alérgicas. Segundo a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia aproximadamente 56 milhões de pessoas no mundo sofrem de doenças alérgicas, com números cada vez mais crescentes. Principais doenças de domínio da especialidade:

Rinite Alérgica

A rinite alérgica é definida por sintomas causados pela inflamação na mucosa nasal após o contato com alérgenos presentes no ambiente (ex. ácaros).

SAIBA MAIS

Asma Alérgica

Os sintomas da asma são: “chiado”, falta de ar, tosse e aperto no peito. O tratamento da asma é baseado no controle da inflamação pulmonar.

SAIBA MAIS

Dermatite Atópica

A ocorrência da dermatite atópica é determinada por fatores genéticos, ambientais e do sistema imunológico. Cuidados com a pele são essenciais para o tratamento.

SAIBA MAIS

Dermatite de Contato

A dermatite de contato é uma inflamação da pele localizada, causada pela exposição direta à alguma substância causadora de sensibilidade no indivíduo.

SAIBA MAIS

Urticária/angioedema

A urticária e o angioedema são causadas principalmente pela liberação de uma substância chamada de histamina, que é produzida por uma célula do sistema imunológico.

SAIBA MAIS

Alergia a Medicamentos

As reações de hipersensibilidade ou alergia à medicações é uma resposta anormal do corpo à uma substância reconhecida como estranha e depende da resposta imunológica.

SAIBA MAIS

Alergia Alimentar

Os sintomas incluem erupções da pele, por vezes associadas ao “inchaço”, podendo evoluir também com sintomas respiratórios logo após ingestão do alimento suspeito.

SAIBA MAIS

Veneno de Insetos

Reações alérgicas podem ocorrer quando o sistema imunológico do indivíduo entra em contato com proteínas presente no veneno de insetos como formiga, abelha ou vespa.

SAIBA MAIS

Anafilaxia

A anafilaxia é definida como uma reação alérgica grave e imediata resultado da exposição ao alérgeno ao qual o indivíduo é sensibilizado previamente.

SAIBA MAIS

Imunodeficiências Primárias

Quando um problema na resposta imune está presente, e acontece o contato do organismo com algum germe nocivo, este não é eliminado, podendo causar infecções de repetição.

SAIBA MAIS
VOLTAR