Definição de urticária

A urticária é uma doença caracterizada por:

– Placas ou pápulas na pele por vezes associada ao edema (“inchaço”) localizado de aparecimento súbito

-A coceira nessas lesões geralmente é intensa e pode piorar com alguns fatores como o calor e estresse

-A urticária costuma melhorar com medicações anti-alérgicas

No caso da urticária aguda, ou seja, um evento pontual e estar associada a algum fator causal como uso de medicações, alimentos, insetos ou infecções. Geralmente a urticária aguda ocorre em torno de até 1 hora após a exposição do fator causal e pode vir acompanhada ou não de edema ou outros sintomas. Na ausência do fator causal da urticária, esta não ocorre; em alguns casos a causa pode não ser identificada. Através de uma história clínica detalhada com as informações fornecidas pelo paciente o médico Alergista e Imunologista saberá identificar os testes adequados para a investigação e fornecerá as orientações necessárias em caso de novos episódios.

Como identificar o tipo e tratar a urticária?

As lesões da urticária costumam aparecer subitamente e melhorar de forma rápida, geralmente em menos de 24 horas, especialmente em uso de anti-alérgicos. Quando essas lesões são recorrentes e duram mais de 1-2 meses, a urticária é chamada de crônica. Nesse caso é muito comum que a causa seja espontânea, porém causas menos comuns como doenças da tireóide, doenças auto-imunes e infecciosas devem ser excluídas pelo médico, especialmente se a urticária tem características não usuais e não responde bem ao tratamento. O uso de medicações chamadas de anti-inflamatórios não hormonais costuma ser causa muito comum de urticária aguda ou piora da urticária crônica espontânea e devem ser evitadas nesses casos. O tratamento da urticária é feito com anti-alérgicos de segunda geração, muitas vezes sendo necessário o uso a longo prazo e em doses maiores. Em casos de difícil controle podem ser utilizados imunossupressores ou medicações imunobiológicas. O cuidado específico com a pele também é imprescindível.

Por que a urticária aparece?

A urticária é causada principalmente liberação de uma substância chamada de histamina, que é produzida por uma célula do sistema imunológico chamada de mastócito. Essa substância é a principal responsável pelas alterações na pele e sintomas da urticária. No caso da urticária crônica esse processo ocorrer espontaneamente e pode ser controlado com o tratamento adequado. O acompanhamento deve ser mantido regularmente com o médico especialista em constante reavaliação. Alguns casos mais raros de urticária podem ocorrer devido a exposição ao exercício, frio, calor, pressão ou associada à doenças genéticas.

Referência: http://www.ga2len.net/PDF/Guideline.pdf


 VOLTAR